Física Experimental: Eletromagnetismo Técnico Lisboa

Enrollment is Closed

Descrição do curso

O presente curso consiste numa introdução à Física Experimental onde os participantes poderão explorar a análise de dados e tratamento dos erros experimentais associados a experiências de eletromagnetismo realizadas com materiais correntes e com recurso ao e-lab (laboratório acessível remotamente), bem como técnicas numéricas de ajuste de funções aos modelos teóricos que as descrevem.

Público-alvo

O curso é indicado para quem pretende desenvolver uma base de conhecimentos sólidos relativamente a técnicas laboratoriais, a um nível não-graduado, tendo por base a realização de experiências práticas.

Objetivos de aprendizagem

Os participantes desenvolverão competências na análise de dados experimentais e na definição de critérios para a aceitação de um modelo teórico proposto na interpretação de uma experiência de eletromagnetismo, face aos dados experimentais obtidos.

No final do curso os(as) participantes estarão aptos(as) a:

  • Utilizar algoritmos numéricos em folhas de cálculo;
  • Operacionalizar experiências remotas;
  • Construir experiências simples de eletromagnetismo.

Pré-requisitos

Pressupõe-se que o(a) participante tenha noções matemáticas de vetores, derivadas e estudo de funções. São ainda necessários conhecimentos de operação de um multímetro ou amperímetro.

Conteúdos

No curso serão abordados os seguintes aspetos:

  • Introdução à física experimental e conceitos básicos;
  • Ajustes numéricos a dados experimentais;
  • Incertezas nas grandezas derivadas;
  • Realização de uma experiência prática: Determinação local do campo magnético terrestre;
  • Realização de uma experiência remota: Variação do valor do campo magnético criado por uma bobine retangular (módulo e orientação).

Organização e duração

Este curso tem a duração de 7 semanas e é composto por uma primeira parte de introdução teórica à física experimental. Seguidamente são apresentadas as experiências a realizar, sendo que a primeira consiste numa experiência prática individual executada com materiais correntes e a segunda com recurso ao e-lab, um laboratório remoto cuja experiência sugerida permite mapear tridimensionalmente o campo magnético criado por uma bobine.

Nesta segunda edição do curso feX_mag3D, os tópicos estão organizados da seguinte forma:

  • Semanas 1 e 2: Preparação para o Curso;
  • Semana 3: A essência - Incerteza nas Grandezas Diretas;
  • Semana 4: A essência - Incertezas nas Representações Gráficas;
  • Semanas 5 e 6: Experiência Prática;
  • Semana 7: Experiência Remota.

Avaliação e certificação

No final de cada tópico estão previstas as seguintes avaliações: o primeiro tópico terá por base uma avaliação sumativa; o segundo tópico será uma avaliação por pares (peer review) que envolverá a discussão de resultados experimentais; o terceiro tópico baseia-se, igualmente, numa avaliação sumativa, mas envolverá a resolução de problemas com recurso ao laboratório remoto (e-lab).

Os participantes que obtiverem classificação igual ou superior a 60% terão direito a um certificado de participação (sem classificação atribuída).

Tutores

Horácio Fernandes

Horácio Fernandes

Professor associado no Técnico e investigador no IPFN, onde coordena as atividades no ISTTOK. Em 1999 criou o e-lab, o primeiro laboratório remoto no Técnico e um dos poucos no mundo desenhado para educação, com acesso livre a cerca de 20 experiências.

Os seus interesses científicos cobrem a operação em tempo real de sistemas de fusão nuclear e engenharia. Participa regularmente em atividades de divulgação científica. Foi membro do Technical Advisor Panel na F4E (a agência europeia no ITER) e é coordenador de investigação na IAEA.

Victor Negirneac

Ruben Valentim

Aluno do 5º ano de Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico. Desde o início do seu percurso académico que tem vindo a desenvolver um grande interesse pela física enquanto ciência experimental, com particular ênfase na resolução de problemas através da sua aplicação às tecnologias.

Desenvolveu a plataforma informática AskTec, que tem como objetivo principal a aproximação dos alunos do secundário ao ensino no IST, promovendo o esclarecimento de dúvidas relativas aos cursos aí leccionados. Periodicamente, encontra-se envolvido em ações de divulgação científica, das quais se destacam a participação anual na Semana da Física.

Perguntas Frequentes

É necessário comprar um livro?

Não. Todos os conhecimentos de experimentalismo e metrologia necessários são apresentados nos vídeos e textos de apoio. É sugerida bibliografia para quem desejar aprofundar os seus conhecimentos.

Bibliografia recomendada

Abreu, M. C. e Matias, L. e Peralta, L. (1994). Física Experimental - Uma Introdução. Presença.

Fonseca, I. M. A. (2010). Erros Experimentais, Ajustamentos e Outras Coisas Mais. Gradiva.

D. W. Preston e E. R. Dietz, The Art of Experimental Physics. Wiley, 1991.

A. Ribeiro, P. Sebastião, e F. Tomé, Contribuição para o Desenvolvimento do Ensino da Física Experimental no IST. AEIST, 2000.

Hughes, I. G. e Hase, T. P. A. (2010). Measurements and their Uncertainties: A practical guide to modern error analysis. Oxford University Press.

Creative Commons License
Este curso e os seus respetivos conteúdos estão licenciados através da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Os vídeos integrados neste curso foram gravados no estúdio da FCCN

  1. Course Number

    feX_Mag3D
  2. Classes Start

    Oct 29, 2018
  3. Classes End

    Jan 14, 2019
  4. Enrollment Start Date

    Sep 29, 2018
  5. Enrollment End Date

    Dec 26, 2018
  6. Language

    Portuguese
  7. Estimated Effort per Week

    6:00
  8. Price

    Free